Sessão comemorativa do dia do Monumento na Fonte de Santo António

Numa iniciativa da Junta de Freguesia do Santo da Serra, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, foi hoje apresentada a recuperação da histórica Fonte dos Ingleses no Santo da Serra.

A cerimónia foi ainda aproveitada para apresentar o roteiro turístico daquela freguesia desenvolvido pela Câmara Municipal de Santa Cruz.

O momento contou com a actuação da Tuna da Universidade da Madeira e com a presença do Executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz e da Junta de Freguesia do Santo António da Serra.

A Fonte de Santo António da Serra também conhecida por Fonte do Bispo ou Fonte dos Ingleses é um Fontanário em cantaria datado do Sec. XVIII construído num estilo “tardo-Maneirista”, apresenta um amplo vão em arco de volta perfeita e interior semicircular abobadado.

A múltipla toponímia da fonte tem origem na residência de verão que o prelado do Funchal tinha nas proximidades e da presença dos muitos nomes ingleses que se encontram gravados nos espaldares da fonte. Nomes de britânicos que habitavam nas quintas do Santo da Serra, de forasteiros estivais e de soldados ingleses que ocuparam a Madeira entre 1807 e 1814.

Fotos: J. F. do Santo António da Serra e C. M. Santa Cruz

« 1 de 2 »