“Do vale a montanha e do mar à serra” (hino regional da Madeira)… Assim encontramos o Santo António da Serra… Paisagens deslumbrantes com flora e fauna de encantar. A Laurissilva envolve a paisagem e as flores perfumam o ar de uma maneira sem igual.
Chegado ao Santo da Serra, nome vulgarmente conhecido, encontramos veredas e caminhos que parecem ter sido tecidos por uma ardilhosa aranha.
Começamos por um caminho e temos inúmeras hipóteses de passear e apreciar a natureza envolvente.
No início da primavera é a altura do ano que o Santo da Serra parece ter sido pulverizado com infinitos aromas campestres… sendo uns mais fortes que os outros… Mas na sua envolvência conjunta dão-nos um perfume sem igual.As flores amarelas das acácias em conjunto com as flores da invasora bananilha dão um aroma primaveril por todas as veredas e caminhos da freguesia. Os pássaros são companheiros fiéis, quer para petiscar dos lanches quer pela companhia durante as caminhadas.
Todas as estações do ano reservam para si um brilho especial.
Na primavera as copas das árvores proporcionam túneis perfumados e paisagens salpicadas de diferentes tonalidades de verde com muitas flores à mistura que nos fazem sonhar.
O verão convida a piqueniques e a tardes de passeio e descoberta.
O outuno chega de mansinho mas já aconselha a agasalhos. Os caminhos ficam com diferentes cores e dá-nos a sensação de termos um tapete de folhas estaladiças debaixo dos pés.
O inverno apresenta temperaturas mais baixas mas os passeios entre veredas e caminhos continua a ser convidativa e de descoberta.
Para além das caminhadas que a freguesia proporciona em contato com a natureza também poderá praticar outros desportos, pois sentirá que estará no local ideal para os desfrutar.
O Santo António da Serra oferece um leque de estadias com qualidade entre o Homem e a Natureza que o irá surpreender pela positiva…
Alguns percursos requerem destreza e atenção aquando das caminhadas quer pela roupa a usar quer pelo calçado que o vai acompanhar nos passeios.